Acne

A acne é caracterizada pelo surgimento de comedões (cravos) e de lesões inflamatórias como espinhas e cistos. A doença tem origem no folículo pilossebáceo, mediante o aumento da colonização da bactéria Propionibacterium Acnes na pele.

O que é a Acne?

Influenciada por fatores genéticos e hormonais que levam à hiperqueratinização folicular e a inflamação do folículo. As regiões em que a acne se manifesta com maior frequência são aquelas com maior quantidade de glândulas sebáceas. O rosto, o colo, o dorso e os ombros são exemplos de maior incidência.

As formas mais graves da doença atingem com maior frequência o sexo masculino. Por outro lado, as mais persistentes são mais recorrentes nas mulheres, devido à influência hormonal. O quadro clínico varia de acordo com o paciente e com o tipo de acne.

O diagnóstico ocorre através do exame clínico feito pelo dermatologista que avaliará qual o grau da infecção. Todas as formas de acne podem ser controladas, e é de extrema importância buscar o tratamento para evitar a piora das lesões ou o surgimento de cicatrizes.

Quando a acne se manifesta de forma intensa, pode prejudicar a qualidade de vida e a autoestima do paciente. O tratamento depende da avaliação clínica das lesões, variando de uma simples limpeza de pele até o uso de lasers sofisticados.

💭 Precisa de ajuda?