Dermatite de Contato
A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante ou causadora de alergia. Geralmente, a reação alérgica não é imediata.
O que é a Dermatite de Contato?
A erupção pode surgir de 24 a 48 horas após a exposição. A inflamação na pele varia de irritação leve e vermelhidão – às vezes com formação de bolhas – a feridas e ressecamento intenso dependendo do tipo de irritante e da parte do corpo afetada. Esta condição pode ocorrer com uma substância de uso frequente, e embora possa não haver uma reação logo de início, o uso constante pode causar sensibilização e com o tempo provocar a alergia.
Alguns produtos podem causar reação quando a pele após o contato é exposta ao sol: loções para barbear, pomadas de enxofre, certos perfumes, produtos com alcatrão de carvão e sumo da casca do limão; algumas plantas como aroeira e a folha de figo.
O diagnóstico baseia-se principalmente na aparência da pele e no histórico de exposição a um desses agentes irritantes ou alergênicos. Deve ser realizado o teste de contato, em alguns casos específicos, a fim de ser identificada a substância sensibilizante.
Para o tratamento, cremes específicos ajudam a manter a pele hidratada, fator muito importante para uma pele saudável e protegida. Esses produtos são essenciais para a prevenção e tratamento da dermatite de contato.