Durante o verão, a pele e os cabelos ficam ainda mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, dos mergulhos na piscina, no mar e outros fatores que agravam o ressecamento tanto da pele, quanto dos cabelos. Por isso, essa época exige alguns cuidados adicionais, afinal se proteger é essencial.
A dermatologista, Iara Resende explica que o cuidado com a pele começa com uma alimentação saudável e balanceada aliada a atividades físicas diárias. Mas é preciso manter também uma rotina de cuidados diários para garantir que a saúde e a beleza andem lado a lado quando o assunto é a pele e o cabelo.
“No verão a pele tem uma tendência maior a manchas e as manchas que já existem podem piorar e escurecer ainda mais. Devemos usar os ativos certos e evitar ácidos fortes. Limpar a pele com os produtos adequados e usar sempre o protetor solar, reaplicando a cada 3 horas (de preferência com cor), fazem parte dos cuidados essenciais”, afirmou a especialista.
A falta desses cuidados traz o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de pés de galinhas e rugas, já que franzimos mais a testa neste período. Além disso, o calor piora doenças como rosácea, micoses, fungos no cabelo e piora do melasma.
Segundo a dermatologista, os cabelos, podem sofrer ressecamento e aumento do frizz: “Precisamos evitar dormir com os fios molhados, pois pode predispor ao aparecimento da caspa e isso favorece a queda. Usar sempre leave-in com proteção térmica, principalmente antes da exposição solar, mar e piscina e lembrar que o cabelo também passa por um processo de envelhecimento”.
Para finalizar, a principal dica da Dra. Iara é fazer uma hidratação intensa diária com muita água, pois ajuda nos cuidados da pele. Além de usar bonés ou viseiras e sempre passar protetor solar. Fazendo isso, você pode curtir o verão com mais tranquilidade e saúde.