Micose

As micoses são infecções causadas por fungos, que acometem a pele, as unhas e os pelos do corpo. Os fungos habitam normalmente esses locais, mas devido a algum fator desencadeante, proliferam mais do que o habitual e acabam causando micoses.

O que é a Micose?

A onicomicose é uma infecção fúngica que atinge as unhas, tanto das mãos quanto dos pés. Pode ser apresentada de diversas formas, mas as mais comuns são através do descolamento e mudança de coloração das unhas.

A pitiríase versicolor, conhecida como “pano branco”, é uma micose superficial que se caracteriza pela presença de manchas brancas, rosadas ou acastanhadas na pele, com leve descamação que eventualmente pode apresentar coceira.

É mais comum em pacientes jovens com pele oleosa. O diagnóstico é eminentemente clínico. O tratamento baseia-se no uso de medicações tópicas ou sistêmicas. As recidivas são comuns e muitas vezes.

O tratamento é bem mais prolongado do que o das outras micoses que acometem a pele. Muitas vezes o tratamento dura mais de 12 meses, sendo a persistência e as medidas de higiene muito importantes no sucesso do tratamento.

Abrir Chat
💭 Precisa de ajuda?